Genial/Quaest: Castro tem 31% para o governo do RJ; Freixo, 21%
A distância entre os dois candidatos subiu para 10 pontos percentuais. No levantamento anterior, diferença era de seis pontos
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Genial/Quaest de intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (15/9), revela que a distância entre o atual governador Cláudio Castro (PL) e o segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB), aumentou para 10 pontos percentuais.
O atual titular do Palácio da Guanabara tem, no primeiro turno das eleições, 31% do eleitorado, enquanto Freixo está com 21%. No levantamento anterior, de agosto, Castro tinha 25%, ante 19% de Freixo.
De acordo com a pesquisa, atrás de Castro e Freixo vêm Rodrigo Neves (PDT), com 7% e Cyro Garcia (PSTU), com 4%. O ex-governador Wilson Witzel , o deputado Paulo Ganime (Novo) e Juliete Pantoja (UP) têm 2% do eleitorado, cada. Eduardo Serra (PCB) têm 1%.
Brancos e nulos são 16% do total de eleitores, enquanto 13% ainda estão indecisos quanto ao voto. Os números são referentes ao cenário estimulado, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado.
Segundo o diretor da Quaest Felipe Nunes, o aumento na distância entre Castro e Freixo no último mês está associado à melhora na imagem do governo estadual. Subiu de 26% para 29% a avaliação ótima/boa, enquanto caiu de 25% para 19% a avaliação ruim/péssima do governo.
Além disso, no mesmo período, aumentou o percentual de eleitores dizendo que Castro merece uma segunda chance como governador (de 51% para 54%). “Esse sentimento é decisivo para predizer comportamento eleitoral nos dias de hoje e ajuda a explicar a vantagem que o incumbente abriu”, explica o especialista.
Segundo turno
Nos cenários de segundo turno testados pela Quaest, Castro leva vantagem em todos, vencendo Freixo por oito pontos de diferença e vencendo Neves por 19 pontos. Num eventual segundo turno entre Freixo e Neves, o candidato do PSB levaria a melhor (33% a 29%).