“Feministas defendem o aborto incondicionalmente”, diz Padre Kelmon
Debate é promovido por pool que inclui Estadão/Rádio Eldorado, CNN, Terra, Veja e Rádio Nova Brasil. Lula não compareceu
atualizado
Compartilhar notícia
O candidato ao Planalto Padre Kelmon (PTB) afirmou durante o debate no SBT, neste sábado (24/9), que mulheres feministas “apoiam o aborto incondicionalmente”. O tema da legalização do aborto foi abordado pelo presidenciável em todos os blocos.
A declaração foi dada após o candidato perguntar o posicionamento de Simone Tebet (MDB) sobre o tema: “O ex-presidiário Lula defendeu o aborto recentemente em entrevistas. A senhora se diz feminista, mas dentro da agenda feminista está o apoio incondicional à legalização do aborto. A senhora concorda com essa agenda?”, perguntou o candidato do PTB.
Em resposta, Tebet disse que tem um conceito de feminismo diferente. “Para mim, ser feminista é defender o direito das mulheres, o direito de ganhar salário igual ao dos homens. O feminismo é como presidente, pela primeira vez uma presidente mulher da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher. Eu sou católica, padre. Lamento a sua visão seletiva. Eu sou contra o aborto, e isso não me faz menos feminista. Eu defendo a vida”, declarou.
Padre Kelmon, no entanto, afirmou que Tebet “traiu o movimento”. “As feministas apoiam o aborto incondicionalmente”, disparou o candidato do PTB. Ele ainda questionou se Tebet queria “se confessar com ele”. A senadora respondeu: “Jamais me confessaria com o senhor”.
O debate
O debate é uma parceria entre o SBT e um pool de veículos formado por Estadão/Rádio Eldorado, CNN, Terra, Veja e Rádio Nova Brasil. Os participantes são definidos com base no número mínimo de deputados federais (cinco) eleitos pelos partidos.
Veja os candidatos convidados:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – não compareceu. Declarou que já havia marcado dois comícios para a data, em São Paulo.
- Jair Bolsonaro (PL) – confirmou presença.
- Ciro Gomes (PDT) – confirmou presença.
- Simone Tebet (MDB) – confirmou presença.
- Soraya Thronicke (União Brasil) – confirmou presença.
- Felipe D’Avila (Novo) – confirmou presença.
- Padre Kelmon (PTB) – confirmou presença.