Eleições 2022: Fátima Bezerra é reeleita governadora do Rio Grande do Norte (RN)
Bezerra era preferida dos eleitores potiguares, de acordo com as pesquisas eleitorais. Será o segundo mandato da petista no governo
atualizado
Compartilhar notícia
A governadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita no Rio Grande do Norte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os resultados na noite deste domingo (2/10).
Ela venceu os candidatos Styvenson Valentim (Podemos), Fábio Dantas (Solidariedade), Clorisa Linhares (PMB), Rosália Fernandes (PSTU), Danniel Morais (Psol), Antônio Bento (PRTB), Rodrigo Vieira (DC) e Nazareno Neris (PMN).
Acompanhe a apuração:
Fátima Bezerra nasceu em 19 de maio de 1955, em Nova Palmeira (PB). Mudou-se para Natal (RN) para cursar pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos anos 1970.
Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), elegeu-se deputada estadual em 1994 e 1998; deputada federal em 2010; e senadora em 2014. Foi a única mulher a ser eleita governadora de um estado nas últimas eleições gerais.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.