metropoles.com

Ex-ministro de Temer, Moreira Franco declara voto em Lula

O político foi um dos principais articuladores da moção do MDB do Rio de Janeiro em apoio ao ex-presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michel Temer e Moreira franco
1 de 1 Michel Temer e Moreira franco - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um dos braços direitos do ex-presidente Michel Temer (MDB), o ex-ministro Moreira Franco (MDB) declarou, neste sábado (8/10), apoio público ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

Pelo Twitter, Moreira Franco escreveu que o país precisa de democracia e defendeu pacificação nacional.

Moreira Franco foi um dos principais articuladores do impeachment de Dilma Rousseff (PT), ao lado de outros emedebistas como Geddel Vieira Lima e Eliseu Padilha, que também viraram ministros depois.

Sob o governo Temer, o emedebista chefiou a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério de Minas e Energia. Antes disso, foi o responsável pelo setor de privatizações e parcerias do governo com os interesses privados, assumindo a Secretaria Executiva do Programa de Parceria de Investimentos.

Segundo o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, aliados de Temer estariam bastante irritados com o ex-ministro, dado que ele foi o principal articulador da moção aprovada pelo diretório estadual do partido no Rio de Janeiro em apoio à candidatura de Lula. Em reservado, alguns aliados de Temer têm chamado o ex-ministro de “traidor”.

Apoio de Temer

Temer não declarou apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mas tem enviado sinais na direção do atual mandatário. Segundo Bolsonaro, os dois conversaram por telefone na quinta-feira (6/10).

“Ontem [quinta-feira] houve o contato telefônico meu com o presidente Temer. Ele tá fora do Brasil. E ele já, em nota, falou que não vai estar do lado de quem quer destruir parte do que ele fez para o Brasil. Como, por exemplo, a reforma trabalhista”, disse Bolsonaro na sexta-feira (7/10).

O candidato à reeleição agradeceu o “apoio velado” que o Temer deu à sua corrida ao Palácio do Planalto.

“[Temer] Não falou explicitamente o meu nome, mas dá para entender que está do nosso lado. Agradeço esse apoio, mesmo que velado, do ex-presidente Temer”, continuou o chefe do Executivo nacional, em coletiva de imprensa.

Apesar de alguns petistas defenderem reaproximação com Temer, pontes teriam sido quebradas depois de Lula insistir na tese de que o impeachment de Dilma foi um “golpe” capitaneado pelo então vice-presidente Temer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?