metropoles.com

“Essa gente quer construir democracia ou barbárie?”, diz Lula em live

Candidato do PT à Presidência da República participa de live no canal Desce a Letra Show, na noite deste domingo (23/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução de vídeo
Lula em live no YouTube
1 de 1 Lula em live no YouTube - Foto: Reprodução de vídeo

Candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma live com os youtubers Cauê Moura e Load Comics, no canal Desce a Letra Show, na noite deste domingo (23/10). Na conversa que durou pouco mais de duas horas, o petista afirmou que esta é a eleição mais importante que ele já participou. Ele também criticou a campanha de seu adversário, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

“O que está em jogo não é a disputa entre dois homens, entre dois partidos. Essa gente quer construir a democracia no nosso país ou a barbárie? É isso que está em jogo”, comentou Lula.

Para o candidato, o pleito deste ano é atípico. “É a primeira eleição que eu participo em que há predominância da ignorância, violência e da intolerância”, afirmou. “A fake news tomou conta da comunicação brasileira, tomou conta da campanha e o presidente atual foi eleito com base na mentira. Ele governa e faz uma disputa com base na mentira”, completou.

Na ocasião, o petista também comentou sobre a prisão de Roberto Jefferson (PTB) e criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) em escalar o ministro da Justiça Anderson Torres para ir ao Rio de Janeiro negociar com o ex-deputado federal. O ministro estava em São Paulo com o presidente e não chegou a viajar a Levy Gasparian (RJ), auxiliando no processo à distância.

“Ele (Bolsonaro) teve a petulância de mandar o ministro da Justiça lá. Para proteger quem? Um cidadão que tinha se recusado a se entregar para a Polícia Federal, que cumpria um mandado de um juiz. É um absurdo”, destacou Lula.

Lula sobre Jefferson: “Nunca se viu uma aberração dessas na política”

Orçamento secreto

Durante a transmissão, o candidato do PT à presidência também debateu sobre o orçamento secreto e afirmou que Bolsonaro se tornou refém do Congresso Nacional. “Considero o orçamento secreto a excrescência da dominação do Poder Legislativo sobre o Executivo”, disse.

“Nunca tinha visto o Congresso Nacional presidir o Brasil. O presidente Bolsonaro é um refém. Ele começou dizendo que ia mudar a política velha, e não conheço ninguém tão refém do Congresso como ele”, considerou.

Lula pontuou que, caso seja eleito, irá estabelecer um orçamento participativo, “para que o povo possa dar o seu ‘pitaco’ no orçamento”. “Ninguém sério consegue governar com orçamento secreto. Ele tem que ser público e nós vamos fazer questão de deixar público, não vai continuar sendo assim”, prometeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?