Erika Hilton aciona TSE para Bolsonaro não usar imagens de Londres
Representação pede que presidente seja proibido de utilizar material audiovisual captado durante viagem na campanha eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
A vereadora e candidata a deputada federal Erika Hilton (PSol-RJ) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja impedido de usar as imagens da viagem a Londres em materiais da campanha eleitoral.
O mandatário, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do pastor Silas Malafaia, está na capital do Reino Unido para participar do funeral da rainha Elizabeth II. Da sacada da residência do embaixador brasileiro no Reino Unido, Frederico Arruda, Bolsonaro discursou a apoiadores defendendo pautas ideológicos e afirmou que ganhará as eleições ainda no primeiro turno.
A comitiva presidencial inclui os filhos do presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro, e o estrategista de campanha Fabio Wajngarten.
Na representação ao TSE, Erika Hilton argumenta que a agenda internacional do presidente foi transformada em “evidente palanque político”, com uso do cargo para promover a campanha à reeleição.
“Salta aos olhos a ilegalidade da conduta do presidente, ao gastar milhões de reais de dinheiro público em benefício de sua própria campanha, para fazer palanque fora do país sob o financiamento público, cujo discurso e toda manifestação foram absolutamente iguais a qualquer comício ou ato de sua campanha”, afirma a ação.