metropoles.com

Empresa é multada em R$ 80 mil por irregularidades em pesquisa

A decisão do TSE considerou que houve “multiplas irregularidades” no processo de registro, que coletou dados sobre intenções de voto em MG

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ficha impressa na urna eletrônica TRE SP é é organizada para a eleição 2022
1 de 1 Ficha impressa na urna eletrônica TRE SP é é organizada para a eleição 2022 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou à consultoria Futura Inteligência o pagamento de uma multa no valor de R$ 80 mil por irregularidades em pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, encomendada pela corretora Modal.

A decisão da ministra Maria Claudia Bucchianeri acolheu o pedido da Coligação Brasil da Esperança, que já tinha conseguido suspender da divulgação do levantamento por meio de tutela de urgência.

A decisão considerou que houve “múltiplas irregularidades” no processo de registro. Apesar de coletar dados sobre o cargo de presidente, a pesquisa foi registrada somente para levantamento das intenções de voto para governador e senador em Minas Gerais.

Além disso, no cabeçalho do formulário submetido ao TSE diz tratar-se de “uma pesquisa sobre assuntos políticos de São Paulo”, ao mesmo tempo em que consta no questionário perguntas sobre o eleitorado no Rio de Janeiro.

“O cenário, portanto, é de variadas irregularidades na pesquisa, a revelar descompromisso não apenas com a legislação eleitoral, mas, também, com a própria integridade dos resultados ao final obtidos, em comportamento que, ao fim e ao cabo, culmina por comprometer a confiança na integralidade dos institutos de pesquisa”, destaca a decisão.

Na ação, a empresa reconheceu que houve um erro no momento de aplicar os questionários no registro da pesquisa, mas que, durante a consulta, foram coletados os dados relativos ao estado de Minas Gerais e, não, do Rio de Janeiro.

A Futura também alegou que “inexiste qualquer elemento de que a pesquisa divulgada tenha sido elaborada de forma fraudulenta”.

Na decisão, a ministra também intimou o Ministério Público Eleitoral para apurar uma suposta prática de divulgação de pesquisa fraudulenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?