Em pronunciamento, Moraes chama eleitor às urnas e fala em menos filas
O presidente do TSE lembrou que o transporte público será gratuito e que o TSE fez treinamentos e mudanças a fim de reduzir filas nas seções
atualizado
Compartilhar notícia
Em pronunciamento à nação, realizado neste sábado (29/10), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, convocou os eleitores às urnas: “Eleitoras e eleitores, compareçam para votar. O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário”, disse.
O ministro lembrou que o transporte coletivo será de graça em 27 Unidades da Federação que o nível de abstenção pode ser reduzido no segundo turno, que ocorre neste domingo (30/10), das 8h às 17h, horário oficial de Brasília. Lembrou ainda que a “Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no primeiro turno não se repitam”.
➡ Presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes faz pronunciamento sobre o 2º turno das #Eleicoes2022
Veja: pic.twitter.com/oRbrXPHZ7Z
— Metrópoles (@Metropoles) October 29, 2022
À nação, Moraes agradeceu pela maturidade democrática no primeiro turno, realizado em 2 de outubro, e pediu que, novamente, o povo vote de forma consciente para construir um país melhor.
“O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos. No primeiro turno, conseguimos o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições, demonstrando o interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes. Vamos agora, no segundo turno, diminuir a abstenção, para juntos construirmos um país melhor”, disse o presidente do TSE.
Transporte
Moraes ressaltou a possibilidade de transporte gratuito em todas as Unidades da Federação, com liberação dos governos, após o Supremo Tribunal Federal (STF) e o TSE terem autorizado. Além da decisão da Suprema Corte, o TSE aprovou resolução proibindo a prefeitos e gestores públicos reduzirem a oferta de transporte público coletivo no segundo turno.
Parabéns
Moraes parabenizou os mais de 123 milhões de brasileiros que, no dia 2 de outubro, votaram “com segurança e paz” e elegeram 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 15 governadores. “Amanhã, o Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana”, disse.
Nos 4 minutos e 22 segundos reservados para o pronunciamento, Moraes manteve o discurso de paz e tranquilidade no dia das eleições e ressaltou que o assédio eleitoral em empresas deve ser combatido e desejou bom voto a todos.