metropoles.com

Em novo balanço, TRE-DF divulga conclusão das eleições em 69 países

As informações foram divulgadas no início da tarde deste domingo (2/10). Há registro de longas filas em capitais europeias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica
1 de 1 Imagem colorida de cabine de votação - urna eletronica - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou, por volta das 15h deste domingo (2/10), um segundo balanço sobre o primeiro turno das eleições no exterior. Até o momento, 69 países tiveram a votação encerrada e as eleições seguem sem incidentes. A Corte Eleitoral distrital é responsável por organizar o pleito fora do país.

De acordo com o relatório, ao menos 57 urnas foram trocadas em pelo menos 15 países devido a problemas diversos, como queda ou complicações durante o transporte. Nesses casos, a votação segue em cédulas de papel.

O TRE-DF também registrou longas filas em algumas cidades, mais especificamente Paris, Dublin, Porto e Lisboa. O motivo é o alto número de brasileiros votando nesses lugares. Ao todo, 697 mil eleitores estão registrados para votar no exterior.

Apesar da demora, a Corte Eleitoral distrital classificou o longo tempo de espera como sendo de “nenhuma anormalidade”. A previsão é que nessas localidades a votação se estenda por mais três horas, apenas para respeitar os eleitores que já estavam na fila.

Segundo o TRE-DF, a greve no transporte público em Lisboa não atrapalhou a votação.

Portugal

Em meio à votação para o primeiro turno das eleições brasileiras, neste domingo (2/10), houve tentativa de fraude a uma urna eletrônica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Um homem tentou efetuar seu voto duas vezes e inviabilizou a máquina. Ele alegou ter cometido um “equívoco”. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Federal (PF), e o suspeito foi retirado do local.

Ao todo, a capital lusitana, Lisboa, recebeu 58 urnas para a realização das eleições. Portugal detém mais de 45 mil brasileiros residentes aptos a votar e corresponde ao maior colégio eleitoral no exterior.

Maria Celina de Azevedo Rodrigues, presidente da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB/Sindical), parabenizou, por meio de nota, os profissionais da área que trabalharam na organização das eleições em mais de 200 cidades no exterior por “viabilizar a participação de quase 700 mil brasileiros no processo de votação para presidente e vice-presidente da República”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?