metropoles.com

Em novo ataque, Ciro Nogueira diz que PT faz cortina de fumaça

Ministro de Bolsonaro diz que PT busca emular Boric, do Chile, e radicalizar no primeiro turno e moderar no segundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ciro nogueira e o Presidente Bolsonaro participam da cerimônia de Assinatura dos Contratos do Leilão do 5 Palácio do Planalto 2
1 de 1 Ciro nogueira e o Presidente Bolsonaro participam da cerimônia de Assinatura dos Contratos do Leilão do 5 Palácio do Planalto 2 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em novo artigo publicado nessa segunda-feira (17/1), o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, voltou a criticar o PT e afirmou que o partido está fazendo “cortina de fumaça”.

“Muitos estão estranhando a ‘radicalização’ do tom do Partido dos Trabalhadores e de seu candidato à Presidência da República. Há quem imagine que isso é um ‘tiro no pé’. Não: é uma cortina de fumaça. O objetivo é uma das mais conhecidas táticas de guerra, a manobra diversionista”, escreve ele em texto publicado na Folha de S.Paulo.

O ministro havia publicado um primeiro artigo no domingo (16/1) no jornal O Globo, no qual citava o filme Não Olhe para Cima, recente sucesso da Netflix, e dizia que o eleitor não vai optar “pelo cometa do PT”.

No novo artigo, o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que a estratégia do PT é semelhante à do presidente eleito do Chile, o esquerdista Gabriel Boric.

“Na prática, o diversionismo que o PT já está praticando se dá em duas frentes. Primeiro, tenta clonar a estratégia do então candidato Gabriel Boric, hoje presidente eleito do Chile: radicalizar no primeiro turno para moderar no segundo”, diz Ciro Nogueira.

“O problema desse artifício é que Boric é um jovem político. Não tem passado. O PT tem. E é marcado por graves e inquestionáveis fatos. Ao fingir ser um novo Boric, o velho PT tenta ocultar do debate o que realmente pretende fazer. Tenta uma carta branca para governar sem compromissos com nada. Sem coerência com nada”, prossegue.

Ciro, que foi aliado de gestões petistas e em 2018 declarou voto em Lula, diz ainda que o PT não quer discutir o PT e cita escândalos de corrupção do partido, além da deterioração econômica nos anos de 2015 e 2016, últimos do mandato de Dilma Rousseff.

“E isso nos leva ao segundo ponto: o PT radicaliza e quer discutir tudo para não discutir nada do PT. Para não discutir as suas cicatrizes, que não se resumem às condenações do ex-presidente Lula.”

“O desastre econômico de 2015 e 2016 não pode ser retirado da história do partido. E, ao tentar impor o discurso do medo, o PT tenta colocar uma venda nos olhos para que ninguém olhe o PT”, prossegue.

Alckmin

A respeito das negociações para que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin seja vice de Lula, Ciro Nogueira fala em “contradições em mudanças de posição”.

“Não será o PT que irá pautar a campanha presidencial. Não serão as suas palavras de ordem ou seus bordões, suas simplificações terraplanistas sobre o governo e o presidente (‘genocida, negacionista’ e que tais) a essência do debate.”

“O futuro com o PT pode ser assustador, sim. Mas o passado já é suficiente para causar espanto. E não é com prestidigitações retóricas que irá se esconder e esconder o que fez nos verões passados”, finaliza.

“Cai na real”

Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) rebateu o primeiro artigo de Nogueira ainda no domingo.

“Com Bolsonaro, cada dia seguinte é pior que o anterior. Olha pro país, Ciro Nogueira, cai na real”, advertiu Gleisi.

“O ministro [da Casa Civil] de Bolsonaro, Ciro Nogueira, teima em continuar olhando para as nuvens e não para a realidade do Brasil. É o governo do terror falando em terrorismo”, disparou a parlamentar, em uma thread (série de mensagens) publicada no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?