Em busca do voto feminino, Bolsonaro recebe deputadas no Alvorada
Presidente se reuniu com grupo de parlamentares para sancionar projeto que institui o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), recebeu, na manhã desta sexta-feira (9/9), no Palácio da Alvorada, um grupo de cinco deputadas para tratar de projetos voltados às mulheres.
O grupo comentou a sanção, na última segunda-feira (5/9), da lei que permite que laqueadura e vasectomia sejam realizadas sem aval do cônjuge e reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a esterilização voluntária.
A legislação também permite a esterilização cirúrgica em mulheres durante o período de parto, observadas as condições médicas.
Nesta sexta, Bolsonaro sancionou outro projeto, o que institui o Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência.
O presidente parabenizou as parlamentares e saudou o próprio governo, dizendo que está “cada vez mais inserindo a mulher no local de destaque que ela merece na nossa sociedade”.
Em seguida, ao comentar as sanções a um grupo de apoiadores, Bolsonaro disse: “Estamos respeitando a vida desde a sua concepção. Não tem a palavra aborto entre nós não, não tem ideologia de gênero e não tem liberação de drogas também”.
Estavam presentes as deputadas Bia Kicis (PL-DF), Carla Dickson (União-RN), Carmen Zanotto (Cidadania-SC), Celina Leão (PP-DF) e Flávia Arruda (PL-DF), e os ministros da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto.
As matérias são sancionadas em um momento em que o presidente e candidato à reeleição busca aumentar seu percentual de votos entre o eleitorado feminino, que possui maior rejeição a ele.
Pesquisa Genial/Quaest do fim de agosto indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soma 45% das intenções de voto entre as mulheres, enquanto o presidente Bolsonaro tem 29%.
7 de Setembro
Na conversa com populares nesta sexta, Bolsonaro ainda fez referência aos atos políticos realizados no último 7 de Setembro. “Parabenizar todos vocês pelo 7 de Setembro, uma manifestação pacífica, ordeira, de sentimento à pátria, uma coisa fantástica. Vocês foram às ruas pela independência e pela nossa liberdade, parabéns.”
Hoje Bolsonaro não possui compromissos oficiais como presidente da República. Ele tem agendas no Bico do Papaguaio, região turística do Tocantins que faz fronteira com Maranhão e Pará. O candidato chega à Imperatriz (MA) por volta das 11h e, do município maranhense, inicia uma motociata, que passa por São Miguel, Axixá, Sítio Novo, Augustinópolis e se encerra em Araguatins.
O ato vem sendo articulado pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo. O candidato a governador do PL, Ronaldo Dimas, também participa das atividades. O retorno a Brasília está previsto para às 20h30.