Em ato falho, Lula diz que país nunca teve governo que se preocupasse com a educação
O petista, que foi presidente de 2003 a 2010, cometeu a gafe ao rebater as críticas de Bolsonaro durante ato de campanha em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República e candidato do PT ao Palácio do Planalto, cometeu uma gafe, nesta quinta-feira (6/10), ao tentar rebater declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a região Nordeste tem mais analfabetos porque os estados “estão sendo administrados pelo PT”.
“Este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”, declarou o petista, que foi presidente de 2003 a 2010. A fala aconteceu durante comício em São Bernardo do Campo, em São Paulo, ao lado do candidato ao governo do estado Fernando Haddad (PT).
Confira a fala do ex-presidente:
Ver essa foto no Instagram
“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe onde estão esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados”, declarou Bolsonaro nessa quarta-feira (5/10), durante live nas redes sociais.
“Outros dados econômicos, agora, também são inferiores na região, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT”, acrescentou o candidato à reeleição.
Para criticar a fala de Bolsonaro, Lula declarou que “as pessoas que são analfabetas ficaram analfabetas porque este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”.
O ato falho do petista repercutiu imediatamente nas redes sociais. Flávio Bolsonaro (PL), primogênito do presidente, publicou em sua conta no Twitter que “Lula esculhamba nordestinos!”.
Lula esculhamba nordestinos!
Admite que nunca fez nada pela educação do povo nordestino!
Quer manter o povo na ignorância para tentar manipula-lo, mas a era do lulopetismo acabou, basta!
É Bolsonaro 22, pelo bem do Brasil e do Nordeste! pic.twitter.com/69Tb1UQ8l2— Flavio Bolsonaro #B22 (@FlavioBolsonaro) October 6, 2022
Além da família Bolsonaro, chefes do alto escalão do governo federal repercutiram a fala do ex-presidente. No Twitter, o ministro das Comunicações provocou Lula ao assinalar: “Deixa o Lula falar…”.