metropoles.com

Eleições: MPF pede que WhatsApp adie criação de “supergrupos”

Ministério Público Federal teme que modalidade seja utilizada para propagação de fake news em período eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
aplicativo WhatsApp
1 de 1 aplicativo WhatsApp - Foto: Pixabay

O Ministério Público Federal em São Paulo solicitou ao WhatsApp para que considere a possibilidade de adiar para 2023 a aplicação da novidade da plataforma intitulada de “comunidades”. A modalidade permitirá que sejam criados grupos para mais de dois mil usuários membros.

A peça foi encaminhada à empresa no último sábado (16/4), através de um ofício endereçado ao setor de políticas públicas da companhia que administra o aplicativo de mensagens.

O MPF teme que a nova ferramenta permita a difusão em larga em escala de notícias falsas e de desinformação durante o período eleitoral. O órgão, assim como outras instâncias do Judiciário, trabalha para mitigar a disseminação de fake news sobre candidatos e sobre a lisura das eleições.

A novidade foi anunciada pelo WhatsApp recentemente e visa ampliar a funcionalidade dos grupos, hoje restritos a pouco mais de 250 integrantes cada.

No cenário nacional, há a expectativa pela sua implementação ainda neste ano. O objetivo do MPF é evitar a implementação do recurso durante o processo eleitoral.

O MPF cita, como exemplo do potencial “risco” da adesão em época de eleição, o caso recente da invasão popular ao Capitólio, nos Estados Unidos.

O ato foi motivado por uma campanha de desinformação em massa, que inflamou americanos a atacarem um dos principais prédios do Poder em Washington, após a derrota do então presidente Donald Trump para Joe Biden.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?