Eleições 2022: Wellington Dias é eleito senador no Piauí (PI)
Candidato de Lula leva cadeira do tucano Elmano Férrer, que decidiu não disputar a reeleição
atualizado
Compartilhar notícia
Welligton Dias (PT) foi eleito senador da República pelo Piauí. O ex-governador do estado levou a vaga de Elmano Férrer (PSDB), que decidiu não disputar a reeleição. Dias assumirá o cargo em 1° de janeiro. O mandato será de oito anos, de 2023 a 2031.
A disputa foi marcada pela presença do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. Com o poder que tem no estado, Ciro atacou a gestão de Wellington Dias, mas não conseguiu implacar seu candidato, Joel Rodrigues (PP).
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.