Veja quais foram os deputados federais mais votados de cada estado
Aliado de Bolsonaro, Nikolas Ferreira (PL-MG) foi o deputado federal mais votado da história do país com quase 1,5 milhão de votos
atualizado
Compartilhar notícia
Nikolas Ferreira (PL) foi o candidato a deputado federal mais votado da história do país e de Minas Gerais. Ao todo, o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu angariar 1.492.047 votos nas urnas.
Trata-se de um desempenho significativo, se comparado com os números de outros candidatos à Câmara dos Deputados. Ele teve quase 500 mil votos a mais do que o segundo candidato mais votado, Guilherme Boulos (PSol), que recebeu 1.001.472 votos em São Paulo.
Vale ressaltar, porém, que tradicionalmente os estados de Minas Gerais e São Paulo costumam figurar com candidatos mais votados à Casa, uma vez que concentram os maiores colégios eleitorais do país.
Além de Nikolas, o PL de Bolsonaro também liderou em votos para a Câmara em outros seis estados: Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Distrito Federal, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Outro destaque fica para o principal aliado de Bolsonaro na Casa, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que reelegeu-se por Alagoas com números recordes. Foram 219.452 votos, que o colocam como deputado mais votado da história do estado.
Já o PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, figurou entre os mais votados no Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Nos estados, respectivamente, a sigla conseguiu eleger os petistas Natália Bonavides, com 157.565 votos, e Helder Salomão, com 120.337 eleitores.
Confira a lista dos deputados mais votados em cada estado:
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022