Eleições 2022: total de candidatos cai 3,1% em relação a 2018
O prazo para registro de candidaturas terminou nesta segunda. Maiores quedas ocorreram entre postulantes a deputado distrital e senador
atualizado
Compartilhar notícia
A Justiça Eleitoral registrou 28.176 candidatos às eleições de outubro. O número de candidaturas é 3,1% menor do que o registrado em 2018, quando 29.084 nomes foram lançados. As maiores baixas ocorreram nas disputas aos cargos de deputado distrital (-39,7%) e senador (-35,2%).
O prazo que os partidos políticos tinham para enviar as documentações necessárias e dar entrada no registro de candidatos às eleições deste ano acabou às 19h desta segunda-feira (15/8). São 12 candidatos a presidente e 222 a governador. Veja, abaixo, os números de candidatos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h21.
- Presidente: 12
- Governador: 223
- Senador: 231
- 1° Suplente: 232
- 2° Suplente: 233
- Deputado federal: 10.258
- Deputado estadual: 16.161
- Deputado distrital: 591
Confira comparação dos números com eleições passadas:
Prazos
O limite para entrega de dados dos postulantes se cadastrarem acabou às 8h, desta segunda-feira, para as candidaturas apresentadas pela internet e às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – no caso dos candidatos a presidente – ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – nos demais casos.
A reportagem do Metrópoles compilou as informações pelo Portal da Transparência do TSE até a última hora de cadastramento. Porém, algumas candidaturas ainda podem estar pendentes de registro por tempo de processamento na Justiça Eleitoral.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
Julgamento
Embora o período para os partidos políticos, as federações e as coligações darem entrada no registro de candidatos tenha terminado nesta segunda-feira (15/8), ainda há um prazo de julgamento das candidaturas.
Conforme o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.
Após o julgamento, os postulantes são considerados aptos ou inaptos para concorrer. Se aprovados, os nomes estarão nas urnas eletrônicas em 2 de outubro.