metropoles.com

Eleições 2022: Sergio Moro (União Brasil) é eleito senador pelo Paraná (PR)

Resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro do governo Bolsonaro terá mandato até 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O candidato à presidência Sergio Moro concede coletiva no Senado Federal para apoiar o posicionamento do Podemos a favor dos programas de transferência de renda 9
1 de 1 O candidato à presidência Sergio Moro concede coletiva no Senado Federal para apoiar o posicionamento do Podemos a favor dos programas de transferência de renda 9 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ex-juiz e ex-ministro, Sergio Moro (União) foi eleito senador pelo Paraná. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10).

Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

De juiz da Lava Jato a senador

Sergio Moro nasceu em 1º/8/1972, em Maringá (PR). Ele é jurista, ex-magistrado e ex-professor universitário.

Em 1996, tornou-se juiz federal, chegando a assessorar a ministra Rosa Weber, do STF, durante o julgamento do escândalo do mensalão. O nome de Moro ficou conhecido nacional e internacionalmente por comandar, entre 2014 e 2018, o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato, prendendo políticos e empresários renomados, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2021, o STF anulou a decisão, afirmando que Moro agiu parcialmente ao condenar o petista.

Iniciou a carreira política em 2018, quando pediu exoneração da magistratura para assumir o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro, renunciando em 2020. Agora, conseguiu ser eleito ao Senado pelo União Brasil.

Eleição 2022

Realizado em todo o país neste domingo (2/10), o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?