Eleições 2022: saiba o que é permitido na hora de ir votar
Com mais de 156 milhões de eleitores aptos a votarem neste domingo (30/10), o segundo turno das eleições começa às 8h e vai até às 17h
atualizado
Compartilhar notícia
O segundo turno das eleições será realizado neste domingo (30/10), em todo o Brasil. Mais de 156 milhões de eleitores são esperados nas mais de 496 mil seções eleitorais espalhadas por todo território nacional e no exterior. Para ajudar o eleitorado, o Metrópoles preparou um guia com o que é permitido na hora de votar.
Os eleitores vão retornar às urnas eletrônicas para escolher entre os candidatos à Presidência da República Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além da escolha para presidente, os eleitores de 12 unidades da Federação votarão para definir quem governará o seu estado durante os próximos quatro anos.
No Brasil, o voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Para isso, é necessário que o eleitor separe um documento com foto e saiba a sua zona e seção de votação.
🔰 Veja o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição
Neste domingo, dia 30 de outubro, os brasileiros voltam às urnas e a repórter Isadora Teixeira vai te lembrar o que pode e o que não pode ser feito nesse dia. pic.twitter.com/UL6HyLVrrI
— Metrópoles (@Metropoles) October 29, 2022
São aceitos documentos como passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, carteira de trabalho ou de habilitação, carteira de identidade e certificado de reservista.
O eleitor não precisa apresentar o Título de Eleitor, digital ou impresso, mas é necessário saber o seu local de votação. Caso o cidadão tenha perdido o documento, basta consultar a sua zona eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fazer a consulta por nome, data de nascimento e nome da mãe.
Confira o que pode e o que não pode no dia das eleições: