Eleições 2022: Romeu Zema é reeleito governador em Minas Gerais (MG)
Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Zema superou o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD)
atualizado
Compartilhar notícia
Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador de Minas Gerais no primeiro turno das eleições. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Zema superou o principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e vai ocupar pela segunda vez o cargo de governador do estado.
Romeu Zema nasceu em em Araxá (MG). Ele é empresário e dono do Grupo Zema, um conglomerado de empresas de diferentes setores. Veja o resultado:
A primeira experiência do empresário na vida política foi justamente como governador de Minas Gerais, cargo que assumiu em 2019.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.