Eleições 2022: Romário é reeleito senador pelo Rio de Janeiro (RJ)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado na noite deste domingo (2/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Romário (PL) foi reeleito ao Senado Federal para representar o estado do Rio de Janeiro (RJ). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado na noite deste domingo (2/10).
Perfil do candidato
Romário nasceu em 29 de janeiro de 1966, no Rio de Janeiro (RJ). Ex-jogador de futebol, tido como um dos melhores atacantes de todos os tempos, atuou no Vasco, Barcelona, PSV, Flamengo e Fluminense. Na seleção brasileira, fez parte do time tetracampeão do mundo.
Ele entrou na política em 2010, quando se filiou ao PSB. Naquele ano, foi eleito deputado federal pelo estado do RJ. Em 2014, virou senador com mais de 4,6 milhões de votos. O ex-jogador se licenciou do cargo, em 2018, para disputar a vaga de governador do Rio de Janeiro pelo Podemos. Derrotado nas urnas, reassumiu o mandato e venceu reeleição deste ano pelo PL, partido do presidente Bolsonaro.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.