Eleições 2022: Raquel Lyra é eleita governadora de Pernambuco (PE)
Ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) virou o jogo no segundo turno contra a candidata Marília Arraes (Solidariedade)
atualizado
Compartilhar notícia
A candidata Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco. Ela disputou o segundo turno contra Marília Arraes (Solidariedade). A tucana assume o cargo em 1° de janeiro de 2023.
O resultado foi divulgado na noite deste domingo (30/10), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja a apuração:
A ex-prefeita de Caruaru ganhou força na reta final do primeiro turno, enquanto disputava o segundo lugar contra Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB) e Miguel Coelho (União). Ela perdeu o marido no dia 2 de outubro. Parte do seu “sucesso” foi atribuído ao luto.
Durante a campanha, Raquel Lyra se vendeu como “uma terceira via” no estado, sem ser candidata de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL). Já Arraes, que despontava como favorita ao Palácio das Princesas, sede do governo pernambucano, era considerada o nome extraoficial de Lula – que tinha em seu time Danilo Cabral, em meio a um arranjo com a cúpula do PSB.
No segundo turno, sem nomes ao governo estadual, Lula acabou oficializando Arraes como sua candidata, de forma tardia. Bolsonaro ficou sem palanque no estado.
Pernambuco é o único estado em que a disputa foi completamente feminina no segundo turno.
Biografia de Raquel Lyra
Raquel Teixeira Lyra Lucena nasceu em 2 de dezembro de 1978, no Recife (PE). Ela é advogada. Foi a primeira prefeita de Caruaru, eleita em 2016 e reeleita em 2020. Antes disso, ocupou o cargo de deputada estadual de Pernambuco, de 2011 a 2016.
Em março de 2022, deixou a Prefeitura de Caruaru para disputar o governo de Pernambuco pelo PSDB.