metropoles.com

Eleições 2022: PT gaúcho recomenda “voto crítico” em Eduardo Leite

Carta petistas faz “chamamento” aos eleitores comprometidos com a democracia e contra Onyx, mas não nega divergência com agenda do tucano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mauricio Tonetto/Divulgação
homem dando jóia
1 de 1 homem dando jóia - Foto: Mauricio Tonetto/Divulgação

O PT do Rio Grande do Sul defendeu em nota nesta segunda-feira (24/10) o “voto crítico” no segundo turno em Eduardo Leite (PSDB) na corrida pelo Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho. O tucano disputa o pleito estadual contra Onyx Lorenzoni (PL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A nota fala em chamamento aos eleitores petistas comprometidos com a democracia para “derrotar [Jair] Bolsonaro e o bolsonarismo”. “Fazemos um chamamento, neste sentido, aos apoiadores da candidatura de Eduardo Leite”, diz a nota. 

“Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da Democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”, afirma o texto. 

Os petistas sulistas ainda afirmam que há divergência com Leite, como as privatizações do setor público, a adesão ao regime de recuperação fiscal, a taxação dos aposentados e pensionistas e outras. Porém, ponderam que neste momento, há questões que o partido considera mais importantes, como “defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx”. 

A nota foi assinada por Paulo Pimenta (deputado federal e presidente do PT-RS), Paulo Paim (senador da República), Olívio Dutra (ex-governador do Rio Grande do Sul, ex-ministro das Cidades e ex-prefeito de Porto Alegre), Tarso Genro (ex-governador do estado, ex-ministro da Justiça e da Educação) e por Edegar Pretto (que concorreu ao governo neste ano, mas perdeu logo no primeiro turno). 

Veja a íntegra:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?