metropoles.com

Eleições 2022: nove ex-ministros de Bolsonaro triunfam nas urnas

Cinco candidatos se elegeram ao Senado, dois garantiram cadeira na Câmara e dois avançaram ao 2º turno na disputa para governador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
bolso salles
1 de 1 bolso salles - Foto: null

O bolsonarismo mostrou sua força no 1º turno das eleições. E um dos exemplos disso é que nove ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) triunfaram nas urnas neste domingo (2/10).

Cinco deles se elegeram senador, incluindo o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil), que rompeu com Bolsonaro ao deixar o governo em 2020, mas colocou na imagem do presidente durante a campanha e venceu a disputa ao Senado no Paraná.

No Distrito Federal,  a ex-ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos Damares Alves se elegeu senadora pelo Republicanos, derrotando outra ex-ministra de Bolsonaro, Flávia Arruda (PL).

A ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) foi eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul, também desbancando outro ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), que rompeu com o bolsonarismo ao deixar o Ministério da Saúde em 2020.

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL) garantiu a cadeira do Senado reservada ao Rio Grande do Norte.

Já em São Paulo, Marcos Pontes (PL), que foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação de Bolsonaro, surpreendeu e derrotou o ex-governador Márcio França (PSB) na corrida ao Senado.

Também no maior colégio eleitoral do país, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) foi o quarto deputado federal mais votado neste domingo.

No Rio de Janeiro, o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello foi o campeão de votos disputa pela Câmara dos Deputados.

Outros dois ex-ministros de Bolsonaro superaram as projeções feitas pelas pesquisas e avançaram ao 2º turno em primeiro lugar na eleição para governador: Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo e Onyx Lorenzoni (PL) no Rio Grande do Sul.

A conta não inclui outros dois aliados de Bolsonaro que ocuparam cargos importantes no governo. O ex-secretário especial da Pesca Jorge Seif (PL), que foi eleito senador por Santa Catarina, e Mário Frias (PL), que chefiou a Cultura e se elegeu deputado federal por São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?