Eleições 2022: Mauro Mendes é reeleito governador em Mato Grosso (MT)
Mauro Mendes (União) foi reeleito em Mato Grosso após obter a maioria dos votos válidos no primeiro turno
atualizado
Compartilhar notícia
Mauro Mendes (União) foi reeleito governador de Mato Grosso (MT) após obter a maioria dos votos válidos ainda no primeiro turno. A disputa foi encerrada neste domingo (2/10) após apuração das urnas eletrônicas.
O governador reeleito derrotou os candidatos Márcia Pinheiro (PV), Pastor Marcos Ritela (PTB) e Moisés Franz (PSol).
Natural de Anápolis (GO), Mauro Mendes Ferreira, 58 anos, nasceu em 12 de abril de 64. O político é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, além do cargo político, é engenheiro e empresário.
Mendes chegou a presidir o sistema Sesi/Senai e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) entre 2007 e 2010. Ele foi prefeito de Cuiabá em 2010, eleito no segundo turno com 54,6% dos votos.
Na época candidato pelo Democratas, Mendes foi eleito governador do estado no primeiro turno do pleito de 2018, com 58,7% dos votos, vencendo o tucano Pedro Taques, que tentava a reeleição.
Eleições 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital). O segundo turno será dia 30.
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.