metropoles.com

Eleições 2022: Jerônimo e ACM Neto disputarão 2º turno na Bahia (BA)

Candidato do PT e ex-prefeito de Salvador disputarão voto do eleitorado baiano no segundo turno, marcado para 30 de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ACM Neto e Jerônimo Rodrigues - Bahia
1 de 1 ACM Neto e Jerônimo Rodrigues - Bahia - Foto: null

Jerônimo Rodrigues (PT)ACM Neto (União Brasil) disputarão o segundo turno das eleições para o governo da Bahia (BA). Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). O segundo turno será realizado em 30 de outubro.

Eles terminaram à frente dos demais candidatos na disputa: João Roma (PL), Giovani Damico (PSB), Kleber Rosa (PSol)Marcelo Millet (PCO).

Perfil dos candidatos

ACM Neto (União Brasil)

ACM Neto nasceu em 26 de janeiro de 1979, Salvador (BA). Ele é advogado e começou a carreira política como deputado federal em 2002, tendo grande atuação na CPI dos Correios. Se reelegeu para mais um mandato em 2006 e novamente em 2010.

Em 2012, deixou a cadeira para concorrer a prefeito de Salvador. Eleito, conseguiu permanecer no cargo por dois mandatos seguidos, até 2020.

ACM é herdeiro político de uma das mais tradicionais famílias políticas do país. É neto de Antônio Carlos Magalhães (ACM), sobrinho de Luís Eduardo Magalhães e filho de Antônio Carlos Magalhães Júnior (diretor da Rede Bahia).

 Jerônimo Rodrigues (PT)

Nasceu em 4 de abril de 1965, em Aiquara (BA). Formado em engenharia agronômica, ele é gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural, entre 2015 e 2019, e da Educação, de 2019 até abril de 2022, quando deixou o cargo para disputar a eleição.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?