Eleições 2022: Gladson Cameli (PP) é reeleito governador do Acre (AC)
Governador do estado obteve maioria dos votos válidos ainda no primeiro turno. Ele começou na carreira política em 2007
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Acre (AC) Gladson Cameli (PP) foi reeleito neste domingo (2/10). A disputa terminou ainda no primeiro turno, pois o candidato alcançou a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos votos em branco e nulos).
O atual titular do cargo venceu os demais postulantes: David Hall (AGIR), Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Márcio Bittar (UNIÃO), Petecão (PSD) e Professor Nilson (PSOL).
Veja a apuração:
Gladson Cameli nasceu em 26/03/1978, em Cruzeiro do Sul (AC). Ele é engenheiro, empresário e começou a carreira política em 2007, quando venceu a eleição de deputado federal. Ficou no cargo até 2015, assumindo uma vaga no Senado Federal. Em 2018, foi eleito governador do estado do Acre.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.