Eleições 2022: Carlos Brandão (PSB) é reeleito governador do Maranhão
O governador garantiu a sua permanência no cargo com a maioria dos votos válidos ainda no primeiro turno das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
Carlos Brandão (PSB) foi reeleito neste domingo (2/10) ao cargo de governador do Maranhão para os próximos quatro anos. O candidato garantiu sua permanência no Palácio dos Leões após atingir a maioria dos votos válidos nas urnas eletrônicas ainda no primeiro turno.
Brandão, agora governador reeleito, derrotou nas urnas os candidatos Weverton Rocha (PDT), Lahesio Bonfim (PSC), Edivaldo Holanda Júnior (PSD), Enilton Rodrigues (PSol), Joás Moraes (DC), Simplício Araújo (Solidariedade), Frankle Costa (PCB) e Hertz Dias (PSTU).
Veja a apuração:
O governador iniciou na vida política como secretário adjunto de Estado e Meio Ambiente, em 1990, no Maranhão e ocupou a chefia no gabinete do vice-governador. Além disso, foi secretário de Estado de Articulação Política e secretário-chefe da Casa Civil.
Como deputado federal foi eleito em 2006 e reeleito em 2010. Em 2014, ganhou a eleição como vice-governador na chapa do ex-governador do Maranhão Flávio Dino e reeleito em primeiro turno em 2018.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.