metropoles.com

Eleições 2022: Alan Rick (União) é eleito senador pelo Acre (AC)

A confirmação da eleição foi divulgada no fim deste domingo (2/10) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Alan Rick
1 de 1 Alan Rick - Foto: Reprodução

Alan Rick (União Brasil) foi eleito neste domingo (2/10) senador da República pelo Acre. Resultado foi divulgado após apuração das urnas eletrônicas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato venceu os postulantes Ney Amorim (Podemos), Marcia Bittar (PL), Dra. Vanda Milani (Pros), Dr. Jenilson Leite (PSB), Nazaré Araújo (PT), Dimas Sandas (Agir) e Sanderson Moura (PSol).

Veja a apuração:

Alan Rick Miranda nasceu no dia 23 de outubro de 1976 na capital do Acre, Rio Branco. O senador eleito é formado em jornalismo e possui pós-graduação em jornalismo político. Além disso, Miranda é apresentador, administrador de empresas, pastor evangélico e autor de dois livros de poesia que renderam premiações.

O senador eleito iniciou na vida política em 2014, quando foi eleito deputado federal pelo Republicanos e reeleito em 2018, pelo Democratas. Na Câmara dos Deputados participou da Comissão de Seguridade Social e Família, Defesa dos Direitos da Mulher, Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, dentre outras.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?