Anúncio da eleição de Lula tem choro e fogos no centro de Brasília
Petista foi eleito neste domingo (30/10) o mais novo presidente do Brasil, com mais de 99% das urnas apuradas
atualizado
Compartilhar notícia
Ao final da apuração dos votos, na noite deste domingo (30/10), eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram às lágrimas e comemoram bastante com a confirmação da eleição do petista.
Os petistas acompanharam toda a apuração das urnas na área central da capital federal. Uma estrutura foi montada com um telão em que era transmitida, em tempo real, a totalização dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foram horas de tensão até a virada do petista, que ocorreu no início da noite. O alívio do público só veio com mais de 85% das urnas apuradas e os institutos de pesquisa projetando a vitória do petista.
A comemoração ficou completa após o TSE confirmar o resultado das urnas. Nesta hora, apoiadores soltaram fogos.
O espaço onde ocorre a concentração do eleitorado conta com policiamento reforçado e monitoramento em tempo real das forças de segurança do Distrito Federal.
Eleição mais importante
A professora Ana Paula Mourão, 50 anos, conta que acompanhar a apuração dos votos foi como assistir uma final da copa do mundo. A brasiliense estava acompanhada de uma amiga e, para brindar a ocasião, levaram uma garrafa de espumante.
“Hoje é a eleição mais importante da minha vida. Esperamos até o último segundo para podermos comemorar a vitória de Lula, muita apreensão com a apuração”, conta Ana Paula
Em meio à celebração do resultado, o servidor público Nélio Silva, 48 anos, definiu o clima do local como de “alívio”. “Foi uma apuração muito angustiante, mas agora é hora de curtir e ver como serão os próximos quatro anos de governo”, comenta.