metropoles.com

Docentes da UnB apoiam Lula no 2º turno: “Por justiça e igualdade”

Em nota, a Associação de Docentes declarou apoio ao candidato petista e pediu valorização da carreira, além de recursos para universidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
UnB Universidade de Brasília
1 de 1 UnB Universidade de Brasília - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) decidiu pelo apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno da disputa presidencial, que ocorrerá no dia 30 de outubro.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (5/10), a associação cobra direitos trabalhistas, recursos à instituição e políticas afirmativas a estudantes de baixa renda. “Apoiamos Lula não apenas para derrotar o atual governo, mas para construir um país com justiça e igualdade”, diz a nota.

“As universidades públicas têm sido atacadas pelo governo federal. A carreira docente foi desvalorizada pela ausência de reposição salarial, os estudantes perderam bolsas e auxílios, as estruturas das universidades sofreram com os sucessivos cortes orçamentários. Tal processo de desmonte foi alavancado no governo atual: desde 2019 assistimos à perseguição ideológica de professores, à escolha de reitores interventores, ignorando a vontade expressa nas eleições universitárias, e ao ataque a nossos direitos trabalhistas, como o direito pleno à progressão funcional, por meio de regulamentações espúrias e inconstitucionais do executivo federal”, criticou a ADUnB em nota.

Os professores analisaram que houve um “desmonte das estruturas de financiamento da ciência e da pesquisa públicas, como a CAPES e o CNPq, aliado ao descaso absoluto do governo federal durante a pandemia, redundou em muitos desafios a serem enfrentados nas Universidades”.

E completaram: “Frente a esta situação, a diretoria da ADUnB-S.Sind, gestão ADUnB Me Representa (2022-2024), considera que é necessário e urgente exigir a saída do atual presidente. Mais do que vê-lo fora, queremos defender um projeto de país que visa reconstruir o estado brasileiro e que o faça cumprir sua função de assegurar direitos da população – cuidar da saúde, da educação pública, do meio ambiente e de todas as áreas afetadas ao longo dos últimos anos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?