metropoles.com

Datafolha sobre 2° turno: Lula tem 49% contra 44% de Bolsonaro

Institutos de pesquisa têm sofrido críticas após o resultado do primeiro turno. Ministro da Justiça pediu investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles Lula: Fábio Vieira/Metrópoles. Bolsonaro: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Face a face entre Lula e Bolsonaro
1 de 1 Face a face entre Lula e Bolsonaro - Foto: Arte Metrópoles

Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, nesta sexta-feira (7/10), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% das intenções de voto contra 44% de Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno.

Os dados correspondem ao cenário estimulado, no qual os entrevistados dizem em quem vão votar com base em uma lista dos candidatos. Brancos e nulos são 6%, e 2% dos eleitores afirmam não saber quem escolher. Trata-se da primeira sondagem publicada pelo Datafolha após o primeiro turno.

O levantamento é divulgado em meio a críticas por parte de apoiadores do presidente sobre a diferença entre o resultado das urnas no domingo (2/10) e as projeções feitas pelos institutos na véspera do pleito.

Entre os votos válidos — indecisos, brancos e nulos não são considerados —, o petista tem 53%, e Bolsonaro, 47%. A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a presidente se ele obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos.

Nesse contexto, segundo o levantamento, Lula levaria a melhor na disputa do segundo turno com diferença de seis pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 2.884 pessoas, entre os dias 5 e 7 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Investigação

Nesta semana, o ministro da Justiça, Anderson Torres, encaminhou pedido à Polícia Federal para abertura de investigação sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais no Brasil. Segundo o titular da pasta federal, a iniciativa visa identificar possíveis “conluios e associações”.

“Nada melhor que o inquérito policial para esclarecer se existe crime ou conluio entre algumas empresas associadas”, destacou o ministro.

O último levantamento divulgado pelo Datafolha antes do primeiro turno mostrava o ex-presidente Lula (PT) com 50% dos votos válidos (poderia variar entre 48% e 52%). Já Bolsonaro aparecia com 36% (poderia variar entre 34% e 38%).

Com 100% das urnas apuradas, o resultado mostrou o ex-presidente com 48,43% dos votos contra 43,20% do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Rejeição

A pesquisa também mediu o índice de rejeição ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o Datafolha, 40% dos eleitores consideram a atual gestão ruim ou péssima. O número registrado na consulta anterior era de 44%. Os que classificam como ótima ou boa são 37% (antes eram 31%). Enquanto isso, 22% avaliam como regular (24% na última sondagem).

Apesar de subir a aprovação do governo, 51% afirmam não votar no atual presidente de jeito nenhum. Os que dizem o mesmo de Lula são 46%.

O levantamento ainda aponta que 93% dos eleitores estão totalmente decididos sobre o voto para presidente no segundo turno. Outros 7% consideram mudar de opção até o próximo dia 30.

Entre os eleitores de Lula, o índice é de 95%, enquanto os de Bolsonaro somam 94%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?