Datafolha no Rio de Janeiro: Castro lidera com 31%; Freixo tem 26%
Castro (31%) e Freixo (26%) aparecem empatados dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para cima ou para baixo
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Datafolha para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira (1º/9), mostra o atual governador, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) em empate técnico no primeiro e no segundo turnos. O resultado foi semelhante ao da última pesquisa, quando a diferença na intenção de voto entre os candidatos também ficou dentro da margem de erro.
No total, Castro subiu cinco pontos percentuais, e chegou a 31%. Já Freixo ganhou três pontos percentuais, e agora aparece com 26%. Como a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, os candidatos ficam empatados tecnicamente.
O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) ficou com 7% das intenções de voto, seguido por Wilson Witzel (PMB), ex-governador do estado, que foi a escolha de 3% dos entrevistados. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu nesta quinta-feira (1º/9) a candidatura de Witzel.
Veja os números completos da pesquisa estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados:
- Cláudio Castro (PL): 31%
- Marcelo Freixo (PSB): 26%
- Rodrigo Neves (PDT): 7%
- Wilson Witzel (PMB): 3%
- Cyro Garcia (PSTU): 3%
- Eduardo Serra (PCB): 2%
- Juliete (UP): 2%
- Paulo Ganime (Novo): 2%
- Branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe: 10%
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
No caso de um segundo turno, Freixo (39%) e Castro (38%) continuam empatados dentro da margem de erro. Veja:
- Freixo: 44%
- Castro: 37%
- Branco/nulo/nenhum: 13%
- Não sabe: 7%
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando não são apresentadas opções de candidatos aos eleitores, metade dos entrevistados admitiu estar indecisa ou não saber em quem vai votar. O índice foi de 50%.
Neste cenário, Cláudio Castro (17%) também empata com Freixo (15%). Rodrigo Neves ficou com 2%. Outros 2% disseram que pretendem votar no “atual governador”, cargo ocupado por Castro.
Para o Senado, o candidato à reeleição Romário (PL) está à frente da pesquisa, com 31%.
A pesquisa ouviu 1.202 pessoas entre 30 de agosto e 1° de setembro, em 34 municípios, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-06061/2022.