metropoles.com

Datafolha: Lula cresce entre católicos; Bolsonaro, entre evangélicos

Pesquisa ouviu 2.912 pessoas, entre 17 e 19 de outubro, em 181 cidades. Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles
Lula e Bolsonaro, candidatos à presidência, em montagem se colocam frente a frente, sob fundo escuro - Metrópoles
1 de 1 Lula e Bolsonaro, candidatos à presidência, em montagem se colocam frente a frente, sob fundo escuro - Metrópoles - Foto: Fotos: Fábio Vieira e Igo Estrela/Metrópoles

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, nesta quarta-feira (19/10), mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou a vantagem entre o eleitorado evangélico, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu entre os eleitores que se consideram católicos. 

Segundo o levantamento, o atual chefe do Executivo federal tem 66% da preferência dos evangélicos. Lula, por sua vez, tem 28%. Na pesquisa anterior, divulgada em 14 de outubro, Bolsonaro tinha 62%, enquanto o petista aparecia com 31%.

Lula lidera entre os católicos, com 58%. Bolsonaro tem 37%. Na última pesquisa, o petista tinha 55% e o atual presidente tinha os mesmos 37%.

O Datafolha ouviu 2.912 pessoas, entre 17 e 19 de outubro, em 181 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-07340/2022.

A pesquisa Datafolha foi divulgada no mesmo dia em que Lula entregou uma carta a evangélicos, na qual voltou a se posicionar sobre legalização de drogas e do aborto. A carta foi divulgada e entregue aos religiosos pelo petista em um evento em São Paulo. Leia a íntegra.

A divulgação da carta é um aceno da campanha do petista ao eleitorado evangélico que forma a base eleitoral do atual chefe do Executivo federal.

Ao comentar o documento, Bolsonaro minimizou o episódio. “Quem assinou? Qual é o perfil de quem assinou? Tem igreja? Qual a densidade deles? Até no meio militar tem dissidências. A gente sabe que tem”, disse.

Votos válidos no segundo turno

O levantamento desta quarta também mostra que Lula tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Bolsonaro. Na última pesquisa, o petista aparecia com 53%, enquanto Bolsonaro tinha 47% das intenções de voto.

Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos – excluídos os votos em branco e os nulos.

Institutos na mira

O levantamento desta quarta é divulgada em meio a críticas sobre a metodologia das pesquisas eleitorais. Na semana passada, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar os institutos de pesquisa, a pedido do Ministério da Justiça. O Cade seguiu o mesmo caminho. No entanto, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou a suspensão das apurações.

O ministro chamou os procedimentos de “evidente usurpação da competência” do TSE e apontou “incompetência absoluta” e “ausência de justa causa” da PF e do Cade.

O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, realizado em 2 de outubro, mostrou que a disputa pelo Palácio do Planalto entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro foi acirrada. Com 100% das urnas apuradas, o petista alcançou 48,43% dos votos, e o atual presidente, 43,20%.

Até a véspera do pleito, no entanto, os principais institutos de pesquisa não conseguiam cravar se haveria, ou não, um segundo turno na eleição nacional. Enquanto Lula oscilou em torno dos 50% de votos válidos na maioria dos levantamentos nacionais ao longo da campanha, Bolsonaro ficou em torno dos 30% nas sondagens de intenção de voto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?