Datafolha: Lula amplia vantagem entre católicos; Bolsonaro, entre evangélicos
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 53% dos votos válidos, enquanto o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), 47%
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Datafolha divulgada nessa sexta-feira (14/10) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 53% dos votos válidos (sem brancos e nulos), enquanto o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ficou com 47%. Os percentuais são os mesmos do último levantamento, divulgado em 7 de outubro.
Segundo a análise, Lula aumentou a vantagem entre os católicos. Bolsonaro, por sua vez, ampliou o percentual de intenções de votos entre o público evangélico.
Todas as variações de ambos os candidatos não saíram da margem de erro, que é de três pontos percentuais para católicos e quatro entre os evangélicos — para mais ou para menos.
Veja as mudanças entre os grupos religiosos:
- Entre católicos — Lula passou de 55%, na última pesquisa (7 de outubro), para 57%, no atual levantamento; Bolsonaro oscilou de 38% para 37%.
- Entre evangélicos — Bolsonaro passou de 62%, na última pesquisa, para 65%; na atual; Lula se manteve com 31%;
Contratada pela Folha e pela TV Globo, a pesquisa ouviu 2.898 pessoas, entre 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE com o número BR-01682/2022.
Resultado geral
No cenário estimulado, no qual os entrevistados dizem em quem vão votar com base em uma lista dos candidatos, Lula aparece com 49%, contra 44% de Bolsonaro, mesmos percentuais da pesquisa anterior.
Veja os números:
- Lula (PT): 49% (49% na pesquisa divulgada em 7 de outubro)
- Jair Bolsonaro (PL): 44% (44% na pesquisa anterior)
- Brancos e nulos: 5% (6% na pesquisa anterior)
- Não sabem/não responderam: 1% (2% na pesquisa anterior).
Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos – excluídos os votos em branco e os nulos.
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 46%. Bolsonaro tem 41%. Não há comparativo nesse cenário, pois no último levantamento, o Datafolha não divulgou o recorte espontâneo. Dois por cento dos entrevistados ainda responderam que votariam no “candidato do PT” e 1% disse que votaria “22”.
Confira:
- Lula (PT): 46%
- Jair Bolsonaro (PL): 41%
- Candidato do PT: 2%
- 22: 1%
- Brancos e nulos: 6%
- Não sabem/não responderam: 3%
- Outras respostas: 1%