Datafolha em SP: Haddad lidera com 36%; Tarcísio e Rodrigo empatam
Segundo e terceiro colocados na disputa pelo governo do estado empatam tecnicamente dentro da margem de erro
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Datafolha divulgou, na noite desta quinta-feira (15/9), mais uma rodada da pesquisa para o governo de São Paulo. Fernando Haddad (PT) lidera com 36%, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) segue com 22% e Rodrigo Garcia (PSDB) atinge 19% da preferência dos eleitores.
No levantamento anterior, de 1º de setembro, o petista tinha 35%, contra 21% do ex-ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL). Dessa forma, a diferença se manteve dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os percentuais dos demais candidatos:
- Carol Vigliar (UP): 1% (2% na anterior)
- Gabriel Colombo (PCB): 1% (1% na anterior)
- Elvis Cezar (PDT): 1% (1% na anterior)
- Vinicius Poit (Novo): 1% (1% na anterior)
- Altino (PSTU): 1% (1% na anterior)
- Edson Dorta (PCO): 0% (1% na anterior)
- Antonio Jorge (DC): 1% (1% na anterior)
Brancos e nulos somaram 11%, e os indecisos, 7%. No levantamento anterior, eram 12% e 10%, respectivamente. O Datafolha ouviu 1.808 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro.
A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06078/2022.
Presidente, governador e senador: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores precisam falar um nome sem que seja apresentada lista prévia, a maior parte não sabe o candidato que pretende votar (44%).
Haddad é citado por 19%. Tarcísio e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia são apontados por 12% e 9% dos entrevistados, respectivamente.
Veja o resultado completo:
- Fernando Haddad (PT): 19%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 12%
- Rodrigo Garcia(PSDB): 9%
- Atual governador: 1%
- Candidato do PT: 1%
- Outras respostas: 6%
- Brancos e nulos: 8%
- Não sabe: 44%
Segundo turno
O candidato petista continua a vencer seus dois principais adversários nos cenários de segundo turno. No primeiro levantamento, Haddad conquista 47% das intenções de voto (eram 48% no anterior), contra 41% de Garcia (que somava 38% no anterior).
Brancos e nulos permanecem 11%, e a parcela de quem não sabe em quem votar caiu de 3% para 2%.
Entre Haddad e Tarcísio, o petista tem 54% (51% no anterior), contra 36% do ex-ministro, que manteve o percentual. Brancos e nulos são 8% – ante 9% na pesquisa anterior. E a porcentagem dos que não sabem em quem votar caiu de 3% para 2%.
Rejeição
Fernando Haddad também lidera o índice de rejeição, com 35% dos entrevistados que não votariam no candidato de forma alguma. Tarcísio de Freitas vem logo atrás, com 27%.
Em terceiro lugar, aparece o candidato do PSTU, Altino (21%). O pedetista Elvis Cezar empata com Antonio Jorge e tem 18%. Rodrigo Garcia e Gabriel Colombo têm 17% de rejeição, enquanto Vinicius Poit e Carol Vigliar aparecem com 16%.
O candidato que aparece com menor rejeição é Edson Dorta, do PCO (7%). Rejeitam todos/não votariam em nenhum somam 4%, mesma porcentagem dos entrevistados que afirmam que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum dos postulantes. Não souberam responder são 12%.
O ex-prefeito de São Paulo é também o candidato mais conhecido pelos questionados (93%). Tarcísio e Rodrigo estão empatados e são conhecidos por 56% do eleitorado.
Senado Federal
Na disputa pela única vaga para o Senado Federal, o ex-governador Márcio França (PSB) lidera a disputa com 32% das intenções de voto (30% na pesquisa anterior). Ex-ministro do governo Bolsonaro, Astronauta Marcos Pontes (PL) tem 15% (no levantamento anterior tinha 13%).
Três outros candidatos empatam com 4% das intenções: Janaina Paschoal (PRTB), Edson Aparecido (MDB) e Aldo Rebelo (PDT).
Os que não souberam responder somam 18% (eram 15% na pesquisa anterior) e brancos e nulos são 16% (contra 17% anteriormente).