Datafolha: em eventual segundo turno, Lula tem 55% e Bolsonaro, 35%
Na pesquisa anterior, ex-presidente petista tinha 57% contra 34% do atual ocupante do Palácio do Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
Em um eventual segundo turno das eleições presidenciáveis entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), o petista venceria o atual presidente por 55% a 35%. É o que diz a mais nova pesquisa Datafolha, publicada nesta quinta-feira (28/7).
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022. Foram ouvidos 2.566 eleitores em 183 cidades, nos dias 27 e 28 de julho, de forma presencial.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais. Enquanto 2% se dizem indecisos, 7% não votariam em nenhum dos dois candidatos.
Em uma disputa entre Ciro Gomes (PDT) e o petista, Lula levaria a melhor por 52% a 33%, com 14% de brancos ou nulos e 2% de indecisos. Já contra o presidente Bolsonaro, Ciro venceria por 51% a 38%, com 10% de brancos e nulos e os mesmos 2% de indecisos.
Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022
Primeiro turno
A pesquisa estimulada para o primeiro turno mostra Lula com 47% das intenções de voto e Bolsonaro subiu um ponto percentual e aparece com 29%. Em comparação com a última pesquisa, de 23 de junho, Lula ficou com os mesmos 47%. A diferença entre os dois caiu de 19% para 18% entre um levantamento e outro.
Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT) se manteve com 8% das intenções de voto. Outros nomes da chamada “terceira via” também pontuaram, como Simone Tebet (MDB), com 2% (1% na pesquisa anterior); eAndré Janones (Avante), com 1% (2% na anterior).
Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) repetiram também 1%. Os votos brancos e nulos somaram 6% e outros 3% não souberam, não responderam ou não querem nenhum candidato.
Pesquisa espontânea
A pesquisa espontânea também marca estabilidade. Neste caso, os eleitores apresentam um nome, sem verem as opções previamente.
O ex-presidente Lula cresceu um ponto em relação a última pesquisa e agora tem 38% das intenções de voto. Logo atrás, o presidente Bolsonaro caiu um ponto e marcou 26%.
Ciro mantém 3%, Simone Tebet aparece com 1% e indecisos caíram um ponto, de 27% para 26%. Brancos ou nulos são 6%, enquanto 3% não sabem em quem votar. Em empate técnico, estão Tebet (2%), Janones (1%), Pablo Marçal (1%) e Vera Lúcia (1%).
Novamente, os números estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.