Datafolha: Bolsonaro melhora entre beneficiários do Auxílio Brasil
Avaliação positiva do governo subiu de 27% para 31% nesse público, mas Lula segue bem à frente em intenções de voto
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (8/10) mostra que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) está ganhando terreno entre os beneficiários do Auxílio Brasil, apesar de seguir bem atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto nesse grupo.
De acordo com a pesquisa, o número de eleitores que recebem o benefício reajustado às vésperas da eleição que acham o governo Bolsonaro ótimo ou bom subiu de 27% para 31% em uma semana.
Já a reprovação ao governo (os que acham ruim ou péssimo) caiu de 45% para 41% no mesmo período, também entre os beneficiários do Auxílio Brasil.
O programa federal de assistência atinge cerca de 20 mil famílias no país. Hoje, seu valor está em R$ 600. Tanto Lula quanto Bolsonaro prometem manter esse valor em 2023, mas a proposta orçamentária enviada pelo atual governo ao Congresso prevê um valor de R$ 405 por família.
Intenções de voto
De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha de intenções de voto, a primeira desde a definição da ida da disputa para o segundo turno, no público em geral, Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 44%.
Entre os beneficiários do Auxílio Brasil, Lula tem vantagem mais larga: 56% contra 37% que dizem pretender votar em Bolsonaro.
Essa pesquisa Datafolha ouviu 2.884 eleitores, entre os dias 5 e 7 de outubro, em 179 cidades. Contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, o levantamento está registrado no TSE sob o número BR-02012/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.