Datafolha na Bahia: ACM Neto lidera com 54% das intenções de voto
O ex-prefeito de Salvador venceria Jerônimo Rodrigues, do PT, no primeiro e em um eventual segundo turno
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento do instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira (24/8) aponta que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) — em destaque na foto — lidera com 54% as intenções de voto para o governo da Bahia.
Na sequência, figuram Jerônimo Rodrigues (PT), com 16%, e o ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro João Roma (PL), que tem 8%. Os números são da pesquisa estimulada, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos aos eleitores.
Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Para a análise, foram realizadas 1.008 entrevistas em 63 municípios baianos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Metrópole, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BA-01548/2022.
Em um eventual segundo turno, entre o ex-prefeito de Salvador e o candidato petista, ACM Neto teria 68% das intenções de votos, enquanto Jerônimo teria 23%. Os votos brancos e nulo somaram 6%, e outros 4% não sabem.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, que é quando os nomes dos postulantes não são mencionados, ACM Neto também lidera, com 27% das intenções de voto, contra 7% de Jerônimo e 2% de João Roma. Os demais candidatos não pontuaram acima de 1%.
Segundo o levantamento, 10% disseram que votariam em outros candidatos, enquanto 4% afiraram que votarão em branco ou nulo e 50% disseram não saber em quem vão votar.