metropoles.com

“Constrangimento nenhum”, diz Bia Kicis sobre filiação ao PL

Deputada federal foi questionada sobre condenações do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Oposição Ministro Bia Kicis_CCJ
1 de 1 Oposição Ministro Bia Kicis_CCJ - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Recém-filiada ao PL, a deputado Bia Kicis (DF) negou, neste sábado (19/3), constrangimento pela filiação ao partido de Valdemar Costa Neto.

“Nós não temos um partido ideal, nós não temos um partido conservador. Nós tentamos muito criar o Aliança pelo Brasil. O nosso sistema eleitoral reduziu muito a capacidade de escolha de partidos”, disse ela a jornalistas após o evento realizado em Brasília (DF).

O grupo político de Jair Bolsonaro (PL) tentou fundar um partido em 2019, quando o presidente deixou o PSL. O Aliança pelo Brasil, porém, não conseguiu reunir o número de assinaturas necessário para registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Não existe partido perfeito. A gente tem que trabalhar. Acho que com a quantidade de pessoas apoiadores do presidente Bolsonaro entrando para o partido nós faremos um partido conservador, de ideias liberais”, concluiu a deputada.

“Mutirão” de filiação ao PL

O evento deste sábado deve ser o último “mutirão” para marcar a entrada de bolsonaristas na legenda comandada por Valdemar Costa Neto. Depois de ficar dois anos sem partido, Bolsonaro se filiou ao PL em novembro de 2021 e agora, em razão da abertura de uma janela partidária, traz aliados para a sigla.

A janela, que iniciou no último dia 3 de março e vai até 1° de abril, possibilita que deputados federais, estaduais e distritais possam trocar de partidos sem o risco de perder o mandato.

Neste sábado, cerca de 15 nomes se filiaram à legenda, mas não foi divulgada lista completa. Além de Kicis, também se filiaram ao PL neste sábado os deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Carol de Toni (SC), Coronel Armando (SC), e os secretários Jorge Seif (Aquicultura e Pesca) e André Porciuncula (Incentivo e Fomento à Cultura).

O próximo evento eleitoral do grupo político deve ser o lançamento da pré-candidatura de Bolsonaro está marcado para o último domingo de março (27).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?