metropoles.com

Confira os índices de renovação do Senado e da Câmara com a eleição

Brasileiros foram às urnas nesse domingo (2/10) e elegeram a nova composição do Congresso Nacional a partir de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
cúpula da Câmara no Congresso Nacional
1 de 1 cúpula da Câmara no Congresso Nacional - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

As eleições deste ano para o Legislativo, realizadas nesse domingo (2/10), asseguraram um índice elevado de renovação para o Senado Federal e para a Câmara.

Das 27 vagas de senador em disputa, 22 serão ocupadas por “novatos” – um total de 88%. Enquanto isso, entre as 513 cadeiras disponíveis para deputados, 226 serão ocupadas por candidatos que não exerciam cargo de deputado na última legislatura.

O percentual coloca o Senado à frente do recorde registrado em 2018, quando a Casa renovou dois terços de sua composição. Na ocasião, das 54 cadeiras em disputa, 46 foram ocupadas por novos nomes, representando um total de 85% de renovação.

A partir de 2023, a Casa Alta do Congresso Nacional será composta por 45 senadores considerados independentes, além de 24 parlamentares alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 12 aliados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Câmara dos Deputados

Na Câmara, o desempenho dos candidatos novatos foi abaixo do registrado em 2018. Na oportunidade, o índice de renovação registrado beirou os 47,4%. Em números proporcionais, tratou-se da maior renovação desde a eleição da Assembleia Constituinte, em 1986.

Tradicionalmente, desde 1994, o percentual de renovação da Câmara figurou abaixo de 40%, conforme indicam dados da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Durante 20 anos, de 1994 a 2017, a média do índice foi de 37%, sendo as eleições de 1994, 1998 e 2002 a com pior percentual de novos candidatos eleitos.

Na Câmara, o PL, de, e o PT, de Lula, conseguiram eleger boa parte dos novatos. Ou seja, dos candidatos que não exerciam o mandato de deputado na última legislatura. O União Brasil, um dos representantes do chamado Centrão, completa a lista.

Com o desempenho do PL nas urnas, Bolsonaro larga na frente e contará com o apoio de, pelo menos, 187 deputados na próxima legislatura. Lula, por sua vez, conseguiu construir uma base de apoio que contempla 122 parlamentares. Os outros 204 eleitos são independentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?