Confira as cidades que mais apoiaram Lula e Bolsonaro no 1º turno
O petista teve índices maiores no Nordeste, enquanto o presidente obteve porcentagens mais significativas em municípios do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Os municípios que mais apoiaram os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno estão geograficamente distantes. Piauí e Pernambuco, no Nordeste brasileiro, concentram redutos com maior porcentagem de votos para o petista nas urnas. Enquanto o mandatário do país alcançou maiores números no Rio Grande do Sul e no Paraná, que ficam na Região Sul do país.
Mais de 92% dos eleitores de Guaribas (PI) escolheram o petista nas urnas nesse domingo (2/10). O índice significativo de apoio ao ex-presidente também foi registrado em Fartura do Piauí (PI) e em Carnaubeira da Penha (PE), onde Lula conquistou mais de 91% dos votos válidos.
Na outra ponta do mapa, Bolsonaro conquistou 83,98% dos eleitores em Nova Pádua (RS); 82% em Nova Santa Rosa (PR); e 80% em Quatro Pontes (PR).
Veja os cinco municípios que mais apoiaram Lula:
1º – Guaribas, Piauí (92,14%)
2º – Fartura do Piauí, Piauí (91,44%)
3º – Carnaubeira da Penha, Pernambuco (91,26%)
4º – Campinas do Piauí, Piauí (90,92%)
5º – Capitão Gervásio Oliveira, Piauí (90,58%)
Confira os cinco locais em que a porcentagem de Bolsonaro foi mais alta:
1º – Nova Pádua, Rio Grande do Sul (83,98%)
2º – Nova Santa Rosa, Paraná (82,20%)
3º – Quatro Pontes, Paraná (80,32%)
4º – Novo Progresso, Pará (79,60%)
5º – Mercedes, Paraná (78,78%)
Confira os resultados do primeiro turno das eleições
No cenário geral, o resultado das eleições presidenciais em 2022 teve o placar mais acirrado já registrado para um 1º turno desde a redemocratização, em 1989.
A diferença entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 48,2% dos votos válidos, e do atual mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), que marcou 43,3% do total, é de 5,1 pontos.
2º turno
A campanha à Presidência da República tem o seu reinício a partir das 17h desta segunda-feira (3/10), após um primeiro turno polarizado. Com a confirmação das apurações, o relógio começa a contar 28 dias até o segundo turno.
No sistema eleitoral brasileiro, para um candidato ser eleito presidente ou vice-presidente da República; governador e vice; prefeito ou vice de um município com mais de 200 mil eleitores, não basta que obtenha mais votos do que os seus concorrentes no primeiro dia das eleições.
O que garante a vitória para o cargo é o critério de maioria absoluta – ou seja, o candidato tem que obter mais da metade dos votos válidos (excluídos votos em branco e nulos).