metropoles.com

Ciro Nogueira e Paulo Guedes vão ao TCU para tratar da transição

TCU criou comitê para acompanhar a transição do governo Bolsonaro para gestão Lula. À tarde, grupo se reúne com equipe petista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/TCU
Paulo Guedes e Ciro Nogueira se reúnem com ministros do TCU
1 de 1 Paulo Guedes e Ciro Nogueira se reúnem com ministros do TCU - Foto: Divulgação/TCU

Os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (3/11), com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir a transição do governo Jair Bolsonaro  (PL) para a gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na segunda-feira (31/10), a Corte de Contas anunciou a criação de um comitê inédito para acompanhar o trâmite.

O processo instaurado está sob a relatoria do ministro Antonio Anastasia. Indicado por Bolsonaro, o ministro Jorge Oliveira também participará da comissão. A ideia é que o grupo se torne permanente e também atue nas próximas transições.

Na reunião desta quinta, os ministros de Bolsonaro se reuniram com o presidente do TCU, Bruno Dantas, e com os ministros Jorge Oliveira (relator das contas do governo Bolsonaro em 2022), Vital do Rêgo (futuro relator das contas do governo Lula em 2023) e Antonio Anastasia.

“Há, evidentemente, uma grande receptividade por parte da equipe do atual governo, que quer fornecer as informações. Eu acredito que, assim, [a transição] vai ocorrer de maneira muito serena e tranquila”, afirmou o ministro Anastasia após a reunião.

O magistrado explicou que o acompanhamento feito pelo TCU não entrará no mérito, mas irá velar para que as informações de uma gestão para a outra “fluam de maneira oportuna, no tempo adequado e que sejam de fato aquelas que foram solicitadas”.

Alckmin também se reúne com TCU

Mais tarde, às 16h30, o coordenador da transição pelo lado de Lula, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), também vai se reunir com o grupo. Em pauta, constam o Orçamento da União de 2023 e da transição.

Antes da agenda no tribunal, Alckmin e Wellington Dias terão, pela manhã, um encontro com o relator do Orçamento de 2023 no Congresso Nacional, o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?