Ciro não declarou apoio a Bolsonaro; foto no Instagram é montagem
É falsa imagem que circula nas redes do candidato Ciro Gomes fazendo o número 22 com as duas mãos — número que representa Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
É falsa a imagem que mostra o candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) fazendo o número 22 com as duas mãos — número que representa o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) na urna. A foto original publicada nas redes do pedetista mostra Ciro fazendo 1 em sua mão esquerda e 2 na mão direita, que representa o 12, seu número de candidatura.
O registro foi feito durante o debate presidencial da TV Globo, exibido ao vivo no dia 29 de setembro. Na ocasião, Ciro Gomes estava sentado ao lado de Jair Bolsonaro, como mostram imagens do estúdio da TV Globo publicadas.
Às vésperas das eleições, o candidato do PDT utilizou a foto para convocar o eleitor a “apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que está afundando o país”.
No Instagram, a montagem foi publicada por dois perfis em conjunto, que foram contatados pelo Comprova. No entanto, os administradores não responderam até a publicação desta checagem.
Sete organizações de checagem, incluindo o Comprova, do qual o Metrópoles faz parte, reeditam coalizão de 2018 para verificar conteúdos suspeitos sobre a eleição no final de semana do primeiro turno. Todas as checagens publicadas e republicadas pelas organizações serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR, de modo a facilitar a busca por informações confiáveis sobre o pleito.
Esta checagem foi realizada pelo Projeto Comprova.