metropoles.com

Ciro Gomes promete governar com apoio do povo, por meio de plebiscitos

Candidato à Presidência da República pelo PDT participa de sabatina nesta terça-feira (23/8) no Jornal Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jornal Nacional/Reprodução
ciro gomes no jornal nacional
1 de 1 ciro gomes no jornal nacional - Foto: Jornal Nacional/Reprodução

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou em entrevista ao Jornal Nacional, nesta terça-feira (23/8), que pretende governar com o apoio da população, por meio de plebiscitos.

“São 600 bilhões de reais em dívidas que estão levando 15% da receita dos estados e municípios pra Brasília. Eu reestruturo essa dívida, reforço o caminho do investimento dos estados e municípios e os governadores e prefeitos vêm pra mediação”, explicou o pedetista.

Os plebiscitos, então, seriam aplicados, segundo o candidato, para resolver possíveis divergências no projeto. “Persistiu o empate neste ou naquele ponto? Chama o povo para votar diretamente, através de plebiscitos”, explicou.

Ciro também criticou o presidencialismo de coalizão, que prevalece nos governos brasileiros desde a redemocratização na década de 80, e apontou o modelo como motivo da corrupção no país.

“Chamar de presidencialismo de coalizão, na expressão elegante do Fernando Henrique, ou nessa adesão vexaminosa e corrupta ao Centrão. (…) Então é a gente não chegar à conclusão que este modelo é a certeza de uma crise eterna. Lula para cadeia, Dilma cassada, Collor cassado, o PSDB nunca mais disputou a eleição nacional e o Bolsonaro desmoralizado agora”, ressaltou.

O candidato foi até o Projac, onde a gravação da sabatina é realizada, acompanhado da esposa, Giselle Bezerrado, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (18/8), Ciro Gomes reuniu 7% das intenções de voto. O candidato oscilou dentro da margem de erro (de dois pontos percentuais para mais ou para menos), uma vez que aparecia com 8% no levantamento anterior, feito em julho.

Ele é o terceiro na corrida presidencial, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que detém 47% das intenções em primeiro turno e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

Sabatinas no Jornal Nacional

Ciro Gomes é o segundo entrevistado no Jornal Nacional entre os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. Ele é questionado pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos no estúdio montado exclusivamente para as entrevistas dos presidenciáveis.

A sabatina ocorre no primeiro bloco do telejornal e sem interrupções para intervalo comercial. As sabatinas têm 40 minutos de duração e são feitas ao vivo diretamente dos “Estúdios Globo”, anteriormente chamado de Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

As datas e a ordem das entrevistas foram definidas por sorteio em 1º de agosto com representantes dos partidos dos presidenciáveis. Veja:

  1. Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL)
  2. Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT)
  3. Quarta-feira (24/8): sem entrevista
  4. Quinta-feira (25/8): Lula (PT)
  5. Sexta-feira (26/8): Simone Tebet (MDB)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?