Ciro Gomes diz que “movimento estudantil se esvaziou” e culpa PT
Pedetista também afirmou que os movimentos sociais do Brasil foram “pasteurizados” pelo Partido dos Trabalhadores
atualizado
Compartilhar notícia
Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, afirmou, nesta quarta-feira (14/9), que o movimento estudantil brasileiro “se esvaziou”. A declaração foi feita em entrevista ao programa Bom Dia com Mário Kertész, do Portal Metro, na Bahia.
Questionado sobre ações para melhorar a educação no país, Ciro Gomes afirmou que a “esquerda auto deferida” do país “abandonou a luta” estudantil. O candidato ainda culpou o PT, partido de Luiz Inácio Lula da Silva, adversário de Ciro na corrida ao Palácio do Planalto, por “esvaziar” o movimento.
“Pega as instituições estudantis do Brasil. Em vez de representarem a queixa da estudantada com a precariedade da educação, é tudo via de transmissão da propaganda petista para dentro da cabeça da meninada”, afirmou.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
O pedetista também afirmou que os movimentos sociais do Brasil foram “pasteurizados” pelo Partido dos Trabalhadores. Ciro também fez críticas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e afirmou que a organização virou “propagandista do PT”.
“O movimento estudantil se esvaziou, a gente faz as maiores violências, tira do orçamento da saúde, da ciência e tecnologia. Não se quebra uma vitrine no Brasil. Não que eu defenda quebrar vitrine, mas o PT pasteurizou o movimento social”, afirmou.
Voto útil
Após divulgar vídeos de campanha com críticas ao chamado “voto útil”, Ciro pediu que a população “tenha consciência” na hora de escolher seus representantes. O candidato seguiu fazendo críticas a Lula.
“Vejo o Lula agarrado com golpistas, bandidos que levaram ele para a cadeia. Tenha consciência, irmão. Você é livre, o voto é seu. Peço que não faça isso porque, além de ferrar a sua família, você vai ferrar a minha também. Tenho filhos e netos para criar”, afirmou.
O pedetista seguiu proferindo críticas contra Lula, afirmando que o candidato “produziu” os efeitos da crise do governo de Jair Bolsonaro (PL), mandatário do país e postulante à presidência da República.
“Lula é um vendido, produziu o Bolsonaro. O Bolsonaro desceu de Marte? Bolsonaro é um produto dessa contradição, dessa mentira que é a democracia brasileira, que fez uma bela obra de democratização mas está traindo o povo”, finalizou.