metropoles.com

Casa Branca diz estar “contente” após Bolsonaro reconhecer derrota

Porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, comentou nesta terça-feira (2/11) o breve pronunciamento de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Casa Branca
1 de 1 Casa Branca - Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

A Casa Branca está “contente” que Jair Bolsonaro (PL) reconheceu a derrota nas eleições deste ano. O atual presidente passou 44 horas em silêncio sobre o resultado do pleito, que perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, falou sobre o Brasil nesta terça-feira (2/11):

“Estamos satisfeitos em ver que o presidente Bolsonaro reconheceu os resultados da eleição e autorizou o início do processo de transição. O TSE determinou que quem venceu as eleições livres e justas foi o presidente eleito Lula. A vontade do povo do Brasil deve ser respeitada.”

A Casa Branca reconheceu o resultado das eleições brasileiras menos de 1h após o fim da apuração. Joe Biden, presidente norte-americano, conversou com Lula durante cerca de 20 minutos na segunda-feira (31/10) para parabenizá-lo pela vitória.

Lula recebeu 50,9%, enquanto Bolsonaro somou 49,1% no domingo. Nessa terça-feira, Bolsonaro reconheceu a derrota em breve discurso.

5 imagens
“Os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns”, afirmou o governo americano
"trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar”
"a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional"  afirmou o governo americano
Presidente Joe Biden em setembro de 2022
1 de 5

Em nota, a Casa Branca informou que, durante a ligação, Biden ” elogiou a força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”

Chip Somodevilla/Getty Images
2 de 5

“Os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns”, afirmou o governo americano

Hannah McKay - WPA Pool/Getty Images
3 de 5

"trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar”

Samuel Corum/Getty Images
4 de 5

"a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional" afirmou o governo americano

Anna Moneymaker/Getty Images
5 de 5

Presidente Joe Biden em setembro de 2022

Reprodução/ONU

Em nota, a Casa Branca informou que, durante a ligação, Biden ” elogiou a força das instituições democráticas do Brasil após eleições livres, justas e confiáveis”.

“Os dois líderes discutiram a forte relação entre o Brasil e os Estados Unidos e se comprometeram a continuar trabalhando para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a garantia da segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia, e o gerenciamento da migração regional”, afirmou o governo americano.

Bolsonaro demorou 28 dias para reconhecer a vitória de Joe Biden em meio a acusações trumpistas de fraude.

A Casa Branca disparou comunicado à imprensa às 20h33, pouco mais de meia hora após a confirmação oficial. Quando o democrata foi eleito presidente dos EUA, em 2020, Bolsonaro demorou 38 dias para parabenizá-lo —apoiador de primeira hora do ex-presidente Donald Trump, o brasileiro ainda ecoou alegações de fraude na eleição americana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?