Candidatos têm apenas mais 4 semanas de propaganda eleitoral
Os postulantes a um cargo eletivo têm até 30 de setembro para divulgação paga, na imprensa escrita, e reprodução, na internet
atualizado
Compartilhar notícia
Desde o dia 16 de agosto, quando a campanha eleitoral começou oficialmente, os mais de 156 milhões de eleitores do país podem acompanhar as propostas dos candidatos ao pleito de outubro. A divulgação do número usado nas urnas, a distribuição de panfletos e as propagandas pagas em veículos impressos, com exposição na internet, vão até o dia 30 de setembro.
Os postulantes a presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital deverão usar esse período para expor suas ideias e pedir votos.
De acordo com a legislação eleitoral, os alto-falantes ou amplificadores de som podem funcionar entre 8h e 22h durante a campanha, até a véspera da eleição, dia 1º de outubro.
Os comícios e aparelhagem de som fixa podem ser usados até 29 de setembro, entre 8h e 24h. Esse horário poderá ser prorrogado por mais duas horas se o comício for de encerramento de campanha.
Material gráfico, caminhada e carreata
A distribuição de material gráfico (panfletos, santinhos e outros) e a caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou mini trio, estão liberadas até as 22h de 1º de outubro, pela legislação.
Propaganda eleitoral gratuita
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão aberta começou 10 dias após a liberação da campanha e acaba um dia antes do término dos anúncios pagos. Em 29 de setembro é o fim da veiculação das propostas e nomes dos candidatos em emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmara municipais.
Dia 29 também é o prazo final para a realização de debate no rádio e na televisão, admitida sua extensão até as 7h do dia 30.
As eleições ocorrerão no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo do turno.