Campanha de Lula busca Josué Gomes para retomar diálogo com Fiesp
PT pretende formalizar encontro entre Lula empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp e filho do ex-vice-presidente José Alencar
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em busca de retomar diálogo do PT com a Fundação das Indústias do Estado de São Paulo (Fiesp), hoje presidida pelo empresário Josué Gomes da Silva (foto em destaque), dono da Coteminas e filho do ex-vice-presidente José Alencar, que morreu em março de 2011.
De acordo com fontes do PT, alguns economistas do grupo de Josué já foram procurados e a intenção é formalizar um encontro entre Lula e Josué Gomes nas próximas semanas.
A avaliação no PT é de que, sob nova direção, a Fiesp assumiu uma “nova atitude” no sentido de pensar políticas de desenvolvimento industrial, algo que, na opinião do entorno de Lula, havia se perdido sob a gestão de Paulo Skaf, que ficou 17 anos à frente da entidade.
“Estamos buscando interlocuções e temos todo interesse nesse diálogo. Temos interesse de conversar com o Josué e haverá essa conversa”, disse, ao Metrópoles, um integrante da campanha de Lula.
Para os petistas, sob a administração de Skaf a entidade passou a não ter nenhuma responsabilidade com o “chão da fábrica” e se tornou um “aparelho eleitoral” do empresário.
O ex-presidente da entidade Paulo Skaf, por sua vez, se filiou nesta sexta-feira (1º/4) ao Republicanos, partido pelo qual pretende se candidatar a vice-governador de São Paulo, na chapa encabeçada por Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL).
Recados
A busca do PT pela entidade ocorre após “recados” recebidos pela campanha que demonstram reivindicações por uma política industrial.
Desde então, o ex-presidente tem se esforçado para demonstrar disposição em atender o setor industrial e enfatizado a necessidade de se propor uma política industrial para um eventual futuro governo.