metropoles.com

Calheiros: MDB não pode repetir “erro da candidatura Meirelles”

Antes de jantar do MDB com Lula, senador disse que partido pode optar por candidato próprio com viabilidade, coligação ou não ter candidato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida mostra senador Renan Calheiros / Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra senador Renan Calheiros / Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O senador Renan Calheiros (AL) defendeu, na noite desta segunda-feira (11/4), que o MDB tenha “uma candidata ou candidato competitivo, de modo a alavancar os palanques estaduais”. Ele participou de um jantar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, ao lado de outros integrantes da cúpula emedebista e de outras legendas.

“O que o partido não pode repetir, seria insano, é a candidatura do [Henrique] Meirelles. Porque com a candidatura do Meirelles, o MDB pagou um preço terrível: teve a redução da bancada na Câmara e no Senado pela metade”, disse o senador. “Não dá para pagar novamente esse preço”.

Candidato emedebista em 2018 à Presidência da República, Meirelles, ex-ministro da Fazenda de Lula, obteve um resultado pífio nas urnas: com 1,20% dos votos, ficou em sétimo lugar na disputa, atrás de figuras menos expressivas politicamente como João Amoedo (Novo) e Cabo Daciolo (então no Patriota).

Embora tenha prestigiado o jantar em torno do ex-presidente petista, Calheiros afirmou respeitar a pré-candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MS).

Porém, acredita que, “se não houver mudança na fotografia das pesquisas eleitorais, ela própria vai tomar a iniciativa de levar o partido [a decisão] para não ter candidato na eleição presidencial”.

O senador disse, ainda, que o MDB enxerga três possibilidades: candidato próprio com viabilidade, uma coligação ou não ter candidato. Ele lamentou que, pelo alto resultado alcançado por Lula e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas, não haja, “matematicamente”, crescimento de ninguém na terceira via, “porque não há exatamente espaço a ocupar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?