BTG/FSB: Lula tem 42% das intenções de voto; Bolsonaro, 34%
O pedetista Ciro Gomes figura com 8%. Em seguida, apareceram Simone Tebet (MDB), com 6%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%
atualizado
Compartilhar notícia
Dados da pesquisa BTG Pactual, feita pelo Instituto FSB e divulgada nesta segunda-feira (5/9), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta 42% das intenções de voto. O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 34%. Isso significa queda de um ponto percentual do petista em relação à última pesquisa (29 de agosto) e de dois pontos de Bolsonaro, ambos dentro da margem de erro.
O pedetista Ciro Gomes figurou com 8%. Em seguida apareceram Simone Tebet (MDB), com 6%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Os números correspondem ao cenário estimulado, no qual uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores.
Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 3%; este mesmo percentual foi identificado no caso de eleitores que não sabem ou não responderam. Os votos nulos ou em branco totalizam 1%.
O instituto ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. A análise foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 01786/2022.
Cenário espontâneo
Em relação ao cenário espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula alcançou 40%, enquanto Bolsonaro teve 33% das intenções de voto. São exatamente os mesmos números da última pesquisa.
Nessa modalidade, Ciro Gomes e Tebet empataram com 5% e 3%, respectivamente, dentro da margem de erro. Os demais candidatos, juntos, tiveram 3%.
Além disso, 10% dos entrevistados não sabem em quem votariam ou não souberam responder. Outros 3% não votariam em ninguém, e 3% votariam branco.